quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Chegamos ao sexto mês!!!

Seis meses: minha bebê chegou à metade de seu primeiro ano de vida!
Passou o período inicial: longo e difícil,mas começa outro e com novos problemas e descobertas.
Agora vem aquela fase onde tudo acontece muito rápidoooo...Essa semana já tive que retirar o protetor de grade do berço,pois Sofia já descobriu que segurando nele ela já pode levantar.Tinha que ver a cara dela de felicidade pela descoberta,tenho que tirar foto e mostrar,rs.Comprei um tapete de EVA,já que ela odeia ficar muito tempo no carrinho e acho que ficar no chão é bem mais seguro.Como ela já fica sentada só coloco almofadas para as eventuais quedas e muitos brinquedos para distraí-la ao máximo enquanto arrumo a casa.Confesso que ela não consegue ficar por muito tempo,então tenho que fazer tudo rápido!!!Engraçado que ela já senta,mas qdo a coloco de bruços ela se irrita logo,será que ela não vai gostar de engatinhar?????
Graças a Deus consegui me adequar aos horários da refeição dela,e faço a papinha sempre fresquinha,afinal como estou em casa tenho essse tempo disponível.Já congelei algumas até para economizar tempo,mas só as salgadas.Ela adooooora as papinhas doces,banana é a favorita (puxou a mãe) e o suquinho de laranja lima,já as salgadas foram poucas que ela gostou, e olha que eu capricho hein,rs,Sempre coloco 2 legumes e uma verdura e complemento com carne ou frango,até eu fico com vontade de comer,rsrsrs.


Vamos ver como se desenvolve um bebê de 6 meses...

O bebê quer atenção e não quer ficar sozinho. Seus brinquedos são o máximo e não abre mão deles. (Sofia quer minha atenção 24 hs se puder)

Com seis meses o bebê usa as mãos para descobrir o mundo. Quer pegar, alcançar, amassar, apertar. Bate com os objetos no chão e na beira da cama para fazer barulho e começa a se interessar realmente pelos seus brinquedos. Sua percepção já está evoluída a ponto de conseguir encontrar um objeto escondido se tiver uma parte visível.
Se o bebê estiver entretido com um brinquedo e alguém tentar tirá-lo de suas mãozinhas, terá dificuldades. Ele usa movimentos do corpo e aperta com mais força o objeto para não entregar. Esse é um claro sinal da inteligência do bebê.
Outro exemplo é quando estamos brincando com ele, falando e mostrando um objeto e paramos de repente. Logo o bebê começa a fazer sons e balançar os bracinhos pedindo mais.
Eles gostam de audiência. Quanto mais gente por perto rindo e se divertindo com as suas gracinhas, mais feliz o bebê está.

( O pior é qdo Sofia cisma de jogar os brinquedos no chão toda hora  e ainda ri,aff...rsrs)

Ele fica bastante tempo entretido com seus brinquedos( Ops!Sofia não fica muito não!!) e, se estiver apoiado, consegue sentar. Mas os pais precisam ficar sempre atentos. Aos 6 meses os bebês são rápidos, jogam o corpo, rolam e os tombos podem acontecer a qualquer hora.(Medo!)
Seu equilíbrio e coordenação motora já estão bem evoluídos e ele é capaz de se virar para um lado, para o outro, para frente e para trás.(Perigo!!Perigo!!)
A linguagem continua se desenvolvendo e agora o bebê balbucia para os brinquedos, usa consoantes e vogais diversas, resmunga e gargareja. Também consegue usar tonalidades diferentes para demonstrar raiva, alegria, dúvida, desapontamento.("Batemos altos papos",rsrs)
Nessa fase o bebê já distingue perfeitamente rostos familiares e estranhos. Seu comportamento social pode ser percebido no reconhecimento de pessoas da família.


È interessante ler esses marcos do desenvolvimento e ver que ela está fazendo tudo isso agora!!!Adoro demais acompanhar todo esse processo de crescimento dela!
Está cada dia mais linda e sorridente!!


         Pais "babões" e felizes demais por essa benção de Deus nas nossas vidas chamada Sofia!